Ideal para famílias, Taos tem 498 litros de porta-malas e distância entre-eixos de 2,68 m, oferecendo mais conforto para os ocupantes
– SUV médio é equipado com suspensão independente nas quatro rodas, ACC com função Stop&Go e AEB com detecção de pedestres
– Com apenas 1.420 kg, Taos oferece a melhor relação peso/torque do segmento; 0 a 100 km/h em 9,3 s e velocidade máxima de 194 km/h
O Volkswagen Taos está chegando para reforçar a família de SUVs mais completa do mercado brasileiro. Junto com os modelos Nivus, T-Cross e Tiguan Allspace, o Taos faz parte da maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen. O modelo será lançado no segundo trimestre deste ano e chega para ser a nova referência no segmento de utilitários esportivos médios, em termos de segurança, performance, conectividade e espaço interno.
O Taos é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen na fábrica de General Pacheco, na Argentina. O projeto foi um desenvolvimento conjunto da Volkswagen América do Sul e da América do Norte –o modelo está sendo produzido também na fábrica de Puebla, no México, para abastecer o México e, em breve, os Estados Unidos e o Canadá. No mercado brasileiro, o Taos vai ocupar o posto de SUV médio premium, entre o T-Cross, SUV compacto mais vendido do Brasil em 2020, e o Tiguan, o SUV mais vendido da Europa e um dos SUVs mais vendidos do mundo nos últimos anos.
Performance acima da média
O Taos foi desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB, a mais avançada do Grupo Volkswagen no mundo. Isso significa que o Taos tem, na estrutura, materiais de alta tecnologia, que ajudam a reduzir o peso total. Resultado: o Taos pesa apenas 1.420 kg, significativamente mais leve que os SUVs médios. Some isso ao eficiente motor 250 TSI (150 cv e 25,5 kgfm) e você terá a melhor relação peso/torque entre os concorrentes diretos, com 55,69 kg/kgfm. E com o torque máximo disponível em uma ampla faixa, de 1.500 a 4.000 rpm! Ou seja, o Taos faz ultrapassagens mais rápidas e seguras. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h.
O motor 1,4L TSI, fabricado na planta de São Carlos, interior de São Paulo, é o mais premiado da história do International Engine of the Year, por conciliar excelente desempenho e baixo consumo de combustível. Esse motor traz o que há de mais avançado em motores de combustão interna: bloco e cabeçote de alumínio, turbocompressor de baixa inércia, injeção direta de combustível, quatro válvulas por cilindro, duplo circuito de arrefecimento e intercooler ar-água (trocador de calor). A transmissão é a automática de seis marchas (AQ-250), com possibilidade de trocas sequenciais na alavanca de câmbio ou nos shift paddles do volante. Esse conjunto chega a todas as versões do Taos, acompanhado de uma alavanca iluminada.
Espaço para toda a família
Outro grande benefício da Estratégia Modular MQB é o espaço interno privilegiado. Além do amplo porta-malas de 498 litros, há espaço de sobra para os cinco ocupantes. Um dos motivos é a combinação de entre-eixos longo (2.680 mm) e ótima largura (1.841 mm), acomodando três adultos no banco traseiro com conforto e segurança. O comprimento do Taos é de 4.461 mm, incluindo os 900 mm do balanço dianteiro e 881 mm do balanço traseiro. A altura total é de 1.626 mm e a capacidade do tanque de combustível, 51 litros.
O Taos é classificado como um SUV, de acordo com o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), considerando as combinações de ângulo de entrada (19°), ângulo de saída (26,3°) e ângulo de rampa (20,1°), além do vão livre do solo entre os eixos (246 mm). Tudo isso se traduz em um SUV perfeito para diferentes tipos de uso, sem raspar o assoalho ou os para-choques nos obstáculos do dia-a-dia. O conjunto de rodas de 18 polegadas e pneus na medida 215/55 R18 reforçam o caráter de veículo utilitário esportivo nato.
Segurança e conforto de carro premium
O Taos vem de série com freio de estacionamento eletromecânico, acionado automaticamente no momento em que a porta do motorista é aberta (velocidade menor do que 3 km/h) –ou por meio do botão no console. Para destravar o freio, basta posicionar a alavanca em “D” (Drive) e pressionar levemente o acelerador, dando mais conforto e praticidade ao motorista. O Taos conta com suspensão independente nas quatro rodas, do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, em todas as versões. Dessa forma, a suspensão proporciona mais conforto e estabilidade em todas as condições de uso.
Entre os itens de segurança exclusivos no segmento, destaque para o ACC -Controle Adaptativo de Cruzeiro com função Stop&Go. Ele possibilita que o motorista estabeleça uma velocidade e uma distância para o carro à frente –e o sistema freia e acelera o carro de modo autônomo. Se o veículo à frente parar, o Taos também vai parar e arrancar novamente dentro de 3 segundos, situação comum em engarrafamentos, por exemplo.
Por: VW News